03 dezembro 2009

0

Aprendendo literatura com o jornal

A partir da fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato, a professora Cláudia Galvão Roth, de Ponta Grossa/ PR, estimulou seus alunos a produzirem notícias de jornal.

Na escola Francisco Pires Machado, o Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) virou material de leitura semanal e de atividades em sala de aula. No decorrer do terceiro bimestre os alunos vêm estudando a estrutura do texto notícia e a linguagem jornalística. A professora Cláudia Galvão Roth, de Língua Portuguesa, trabalhou a fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato. A partir destes textos os alunos produziram notícias relacionadas à morte da personagem Cigarra e a boa ação da Formiga Boa. Os alunos, de forma bem descontraída, abusaram da criatividade.

O jornal já faz parte da rotina dos alunos e muito veio a contribuir nas aulas como mais um recurso didático. Os alunos já estão familiarizados com a linguagem do jornal e não demonstram mais tanta dificuldade de aceitação. No início não sabiam sequer folhear o exemplar e não tinham interesse na leitura. Agora a grande maioria lê e sabe manuseá–lo. Os alunos puderam perceber que há muita diferença entre o texto narrativo, com linguagem literária, aquele que conta uma história fictícia, do texto notícia, com linguagem própria, que conta um fato real.

Profª Cláudia Galvão Roth

Escola Estadual Francisco Pires Machado

TEXTOS TRABALHADOS: A cigarra e as formigas

No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra faminta lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram: “Por que, no verão, não reservaste também o teu alimento?” A cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno.”

(Esopo)

A Formiga Boa

[...]

– E que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?

A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse.

– Eu cantava, bem sabe...

– Ah!... – exclamou a formiga recordando–se.

– Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?

– Isso mesmo, era eu...

– Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: “Que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora!” Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo.

A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

(Monteiro Lobato)

A Formiga Má

[...]

A formiga era uma usuária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê–la querida de todos os seres.

– Que fazia você durante o bem tempo?

– Eu.. eu cantava!...

– Cantava? Pois dance agora, vagabunda! E fechou–lhe a porta no nariz: a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usuária morresse, quem daria falta dela?

Os artistas, poetas, pintores e músicos são as cigarras da humanidade.

(Monteiro Lobato)

TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS:

Cigarra é abrigada por Formiga generosa

Letícia Emanuele Barchaki

Na noite anterior, dia 11 desse mesmo mês, na rua Presidente Prudente, no bairro de Formiganópolis, a cantora Cigarra foi abrigada pela Formiga. Algumas pessoas que estavam próximas viram e acharam bem interessante. O fotógrafo Sr. Gafanhoto aproveitou para fazer uma matéria.

Hoje, dia 12, ficamos sabendo que a Formiga convidou a Cigarra para morar com ela, mas com a condição de que ela não pare de cantar. É claro que ela aceitou. Tornaram–se grandes amigas.

Formiga Assassina

Lynicker Ramiro

Ontem, 11 de agosto, às 4 horas da tarde, num dia de muita neve, a Cigarra foi encontrada morta em frente à residência da Formiga, na rua Floresta Verde, n° 34.

Testemunhas foram hoje à delegacia declarar o que viram. Todos os insetos falaram a mesma coisa: que a Cigarra foi pedir ajuda à Formiga e ela lhe bateu e a jogou para fora no frio.

Foi concluído o laudo que os peritos pernilongos fizeram. Eles encontraram pistas que comprovam a culpa da Formiga pela morte da Cigarra.

O delegado Besouro deu ordem de prisão à Formiga, que será condenada e poderá pegar de 10 a 50 anos de prisão.

Cigarra morre de frio

Jean Felipe Scheistl

Ontem à noite na rua Formigueiro a Cigarra mais famosa da floresta morreu de hipotermia.

Muitos insetos disseram que a Formiga foi a culpada porque tinha ódio e inveja da Cigarra. Hoje o delegado Grilo isolou o local do crime e foi atrás da Formiga. A polícia teve muita dificuldade para encontrá–la, mas achou–a fugindo. Ela foi levada para o 13° Distrito Policial para prestar depoimento.

Formiga vira fugitiva

Igor Wideski Teleginski

Ontem às 10 horas a Formiga foi acusada de matar a Cigarra violentamente.

Ela alegou ser inocente e fugiu. O delegado disse que a polícia vai fazer de tudo para encontrá–la.

Uma testemunha alegou ter visto a Formiga em um cruzamento em frente a um shopping na cidade de Ponta Grossa: “Eu vi ela roubando um carro e quase me atropelou”.

Assassinato da Cigarra

Douglas Felipe de Oliveira Sviech

Ontem à tarde, dia 11 de agosto às 16 horas na rua da Manga, número 52, próximo ao bar do Pulga, houve um chamado para a polícia: os moradores encontraram a Cigarra morta de frio. Os policiais isolaram o local e começaram a reunir provas. Peritos acreditam que ela morreu de hipotermia. A dona Libélula diz ter visto tudo e acusou a Formiga da morte da Cigarra. A Formiga estava fugindo. As autoridades deram ordem de prisão e ela foi levada ao 13º Distrito Policial para prestar depoimento. A Formiga assumiu o crime.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Que bom que você veio e que legal que me deixou um recadinho! Respondei o mais breve possível por email.Muito obrigada e volte sempre!

Template Coisas Simples Encantam - Todos os direitos reservados |Instalação Sol Oliveira | No ar, desde de 31/07/2009. Tecnologia do Blogger.