27 outubro 2009

0

Entendendo melhor o Processo de Alfabetizar

Conceito Pedagógico
Tradicionalmente, o processo de aquisição do sistema alfabético de escrita tem sido considerado como a aprendizagem de um código de transcrição (de sons e grafemas). Os processos psicológicos envolvidos eram de índole periférica: discriminação visual e auditiva, coordenações sensoriais e motoras, etc.
Há poucos anos, a visão do processo de aquisição do sistema de escrita mudou de forma radical, considerando que existe um conhecimento lingüístico prévio que o leitor traz para a tarefa. Agora, as produções escritas das crianças adquiriram um novo significado, merecendo ser interpretadas e aceitas como escritas verdadeiras, embora se apresentem fora dos padrões do sistema alfabético.
 
Definição de alfabetização

A alfabetização é um processo interno, que acontece de formas diferentes em cada indivíduo dependendo da forma com que é estimulado por seu meio ambiente. É caracterizada por grandes dificuldades e conflitos a nível cognitivo, levando a criança a estar em constante coordenação de informações e  reconstrução de seu conhecimento adquirido, provocando assim mudanças internas e grandes avanços para se chegar no pleno desenvolvimento da escrita e da leitura.
”É uma aventura excitante, repleta de incertezas, com muitos momentos críticos, nos quais é difícil manter a ansiedade sob controle” (Alfabetização em processo-Emíla Ferreiro-pág 63).
Font: Recanto das letras

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Que bom que você veio e que legal que me deixou um recadinho! Respondei o mais breve possível por email.Muito obrigada e volte sempre!

Template Coisas Simples Encantam - Todos os direitos reservados |Instalação Sol Oliveira | No ar, desde de 31/07/2009. Tecnologia do Blogger.