- Expressar, por meio de atividades plásticas, as diferentes manifestações observadas no mundo físico, bem como as vivências emocionais do educando.
- Desenvolver uma forma pessoal de expressão.
- Desenvolver habilidades, para a descoberta e apreciação de valores estéticos.
- Adquirir domínio de instrumentos, técnicas e procedimentos de expressão.
- Desenvolver a criatividade.
- Preparar o educando para sua integração na comunidade, despertando-o profissionalmente.
- Desenvolver habilidades na distinção de cor, forma, dimensão e espaço.
- Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa.
- Desenvolver no educando a confiança no seu discernimento ao experimentar, criar, julgar e avaliar seu trabalho.
- Adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e em grupo.
1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
01. AS CORES
· Teoria das cores
· Harmonia, monocromia e policromia
Objetivo: Experimentar diferentes combinações de cores/pigmentos e pesquisar as várias possibilidades de harmonização.
02. ILUSTRAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO
· Imagem e texto
· Distribuição do espaço
Objetivo: Realizar ilustrações diversas em atividades escolares, bem como estudar as maneiras de paginar revistas, jornais, trabalhos, etc...
03. LETRAS, NÚMEROS E LOGOTIPOS
· Programação visual
· Símbolos e logomarcas
Objetivo: Confeccionar letreiros e fazer estudos de programação visual. Criar logomarcas e símbolos deiversos.
04. PUBLICIDADE E CARTAZ
· Anúncios
· Cartazes
Objetivo: Construir displays e elaborar anúncios diversos. Elaborar e confeccionar cartazes, aplicando as técnicas até então assimiladas.
05. PROJETO LIVRO
· Confecção de capa
· Produção gráfica
· Apresentação
Objetivo: Elaborar toda a programação visual de um livro (da capa ao conteúdo).
06. PROJETO PRODUTO
· Introdução
· Projeto
· Confecção
· Apresentação
Objetivo: Criar, produzir e divulgar um produto alimentício, dentro de técnicas previamente determinadas.
07. PROJETO MAQUETE
· Introdução
· Projeto
· Montagem
· Apresentação
Objetivo: Projetar, construir e divulgar uma maquete de um empreendimento, dentro de técnicas previamente determinadas.
................................................................................................................
5ª SÉRIE - ENSINO FUNDAMENTAL
01. AS CORES
· Introdução
· Cores primárias, secundárias e terciárias
· Harmonia, cores quentes, cores frias, cores neutras
· Monocromia e policromia
Objetivo: Experimentar diferentes combinações de cores/pigmentos e pesquisar as várias possibilidades de harmonização.
02. LETRAS E NÚMEROS
· Letras maiúsculas e minúsculas
· Algarismos
· Ilustração com letras e números
Objetivo: Utilizar letreiros adequados a cada situação, bem como identificar a importância da escrita na confecção de qualquer trabalho escolar.
03. ESTILIZAÇÃO
· Técnicas básicas
Objetivo: Simplificar desenhos e objetos utilizando-se de linhas e formas conhecidas, aplicando técnicas de traçados.
04. CARTAZES
· Introdução
· Equilíbrio
· Técnicas de confecção
Objetivo: Distribuir os elementos de um cartaz (texto e ilustração) harmonicamente, para obter estética e comunicação.
05. FOLCLORE
· Introdução
· Mitos e lendas
· Folclore brasileiro e regional
· Confecção de cartazes
· Apresentação de trabalhos
Objetivo: Resgatar as raízes do folclore, em especial o da região. Reavivar as manifestações folclóricas através do estudo de diversos tipos de crenças e costumes.
06. RABISCOS
· Técnicas básicas
Objetivo: Utilizar adequadamente os traços, como forma de simplificação de desenhos e ilustrações, na representação de objetos, seres, etc...
07. COLAGEM E MONTAGEM
· Introdução
· Colagem – mosaico e gravura
· Montagem – escultura e diversos
Objetivo: Manipular os diversos tipos de objetos e materiais, na confecção/montagem de trabalhos manuais como forma de expressão e aplicação de técnicas.
ola,gostei muito de teu blog eprincipalmente de tua postagem,pois estarei fazendo educação artistica este ano e estou pesquisando sobre o assunto,mil bjos e atémais!!!
ResponderExcluiro que eu estava procurando, obrigado
ResponderExcluir