23 outubro 2009

0

Importancia da Rima na alfabetização

As crianças pequenas se encantam com as poesias, que lhes parecem (e na verdade são) brincadeiras com as palavras. O ritmo, a métrica e as rimas são logo percebidos pelas crianças, que passam a brincar de fazer poesia, focam sua atenção à sonoridade das palavras, e montam seus versinhos orgulhosamente.(Selma Moura)
O que rima com que?
pao_francesnotas musicais coracao mao

Professor explore esse fator lúdico e desenvolva atividades baseadas no jogo das rimas:

Jogo das rimas

Faixa etária: crianças
Duração: 5 minutos
O grupo senta-se em duas filas, uma em frente à outra. Os jogadores de uma das filas inventam sucessivamente uma frase à qual a pessoa que está em frente terá que responder com outra frase que rime com aquela. Por exemplo: "Na semana passada, passeava-me pela cidade", ao que a outra responderá: "Quando uma criança me perguntou: que horas são? Diga-me, tenha a bondade". Na primeira vez as frases poderão ser escolhidas ao acaso, mas, da segunda vez, tente fazer versos completos. Com as mais pequenas pode-se fazer rimas de palavras, através de desenhos previamente preparados para a atividade.
E aí galerinha! Vamos Rimar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Que bom que você veio e que legal que me deixou um recadinho! Respondei o mais breve possível por email.Muito obrigada e volte sempre!

Template Coisas Simples Encantam - Todos os direitos reservados |Instalação Sol Oliveira | No ar, desde de 31/07/2009. Tecnologia do Blogger.