15 março 2014

3

15 de março- DIA DA ESCOLA





A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.

Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.

Autor: Juscelino Tanaka





A Escola no Brasil

A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de nações inteiras. No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindo de Portugal, ainda na era colonial mas nem todos eram aceitos. Escravos e mulheres não tinham direito a educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar. Os colégios jesuítas tiveram que ceder, no entanto, por causa dos subsídios de "escola pública" que recebiam. Isso aconteceu no final do século XVII.

Hoje em dia, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas - crianças, adolescentes, jovens e adultos - devem ter a possibilidade de ir para uma escola. Infelizmente, isso ainda não acontece para todo mundo.

Atividades para o Dia da Escola

* Pinte desenhos sobre a escola;
* Escreva uma redação sobre o que mais gosta na escola;
*Pinte um mural na sua escola;
*Se junte com seus colegas e pense como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor;
*Ajude a limpar ou consertar alguma coisa na sua escola;
*Ajude a promover a importância da escola como conseguir.




3 comentários :

  1. Boa noite Sol! Gostei dos textos e das dicas de atividades. Bom final de semana. Bjs.

    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde linda flor. Passando para lhe deixar um beijinho e te desejar um lindo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que você veio e que legal que me deixou um recadinho! Respondei o mais breve possível por email.Muito obrigada e volte sempre!

Template Coisas Simples Encantam - Todos os direitos reservados |Instalação Sol Oliveira | No ar, desde de 31/07/2009. Tecnologia do Blogger.