31 março 2013

3

Hoje é Domingo de Páscoa

 O que significa a palavra Páscoa? Por ela é tão comentada nesta época do ano?


Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, a definição da palavra Páscoa (do hebraico Pessach, significa passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. 

Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.

O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. 

A páscoa é uma data muito especial para as religiões católica e judáica, as vezes as duas datas coincidem e o fato é noticiado em todo o mundo, uma prova de como as duas religiões se aproximam em determinados assuntos.

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. 

Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. 

Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa e apresentam um significado específico; os principais são: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o pão e o vinho e a colomba pascal.

O cordeiro foi sacrificado em homenagem à libertação do povo de Deus, os hebreus, pois fugiram do Egito onde eram escravizados. Moisés sacrificou um animal para representar o sacrifício de seu povo durante vários anos. Para os Cristãos, o cordeiro representa Jesus Cristo, crucificado e sacrificado por nossos pecados.

Como muitas igrejas possuem sinos, este também tornou-se um símbolo da páscoa, pois seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus, sua ressurreição no domingo de páscoa.


O círio pascal é uma vela acesa, que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas, tendo Ele ressuscitado das trevas. No círio pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, demonstrando que Deus é o princípio e o fim de tudo.

O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol; onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.


O pão e o vinho tornaram-se figuras importantes na páscoa, pois Jesus sabia que passaria por todo aquele sofrimento e que morreria na cruz. Assim, chamou seus discípulos e fez a santa ceia, oferecendo pão e vinho para eles. O evangelho segundo Lucas explica essa passagem: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] do meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20). Esses elementos passaram a ser considerados como o corpo e o sangue de Cristo em busca da vida eterna.

A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.


Finalizando este post, Gostaria de desejar aos seguidores e amigos, uma Páscoa de renovação e Amor em suas vidas! Que saibamos deixar passar o homem velho e aceitemos a transformação a restauração que Cristo nos dá

Gif feliz 
páscoa

27 março 2013

6

Dia do Circo - 27 de março

Gente de Circo
"É quem vive sob uma lona, que sente o cheiro da serragem, e que, através da coragem e do talento, provoca nas pessoas, momentos de ilusão, felicidade e fantasia. São aquelas pessoas que moram em trailers ou carretas, que de tempos em tempos arriscam tudo o que têm nas estradas, durante as mudanças de uma cidade para outra. São pessoas que se doam ensaiando um número durantes anos para receber aplausos calorosos como recompensa. É quem se emociona com uma estréia lotada, ou quem não perde a esperança de dias melhores quando o circo está vazio. É quem fica feliz ao bordar sua própria roupa de trabalho, quem monta e desmonta essa gigantesca estrutura, são os que ajudam uns aos outros a desatolar os trailers e a tirá-los de terrenos embarrados. É quem tem o circo dentro do peito, que fica feliz ao rever os velhos colegas de outros circos, é quem, nos dias de folga, viaja quilômetros e mais quilômetros para assistir outros circos. É quem ama essa arte e vive integralmente para ela!"
Marco Aurélio B. Strapazzon




Como surgiu o circo

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.
Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

No palco da história

Por volta do ano 70 a.C, surgiu o Circo Máximo de Roma, que um incêndio destruiu totalmente, causando grande comoção. Tempos depois, no ano 40 a.C, construíram no mesmo lugar o Coliseu, com capacidade para 87 mil pessoas. No local, havia apresentações de engolidores de fogo, gladiadores e espécies exóticas de animais.
Com a perseguição aos seguidores de Cristo, entre os anos 54 e 68 d.C, esses lugares passaram a ser usados para demonstrações de força: os cristãos eram lançados aos leões, para serem devorados diante do público.
Os artistas procuraram, então, as praças, feiras ou entradas de igrejas para apresentarem às pessoas seus malabarismos e mágicas.
Ainda na Europa do século XVIII, grupos de saltimbancos se exibiam na França, Espanha, Inglaterra, mostrando suas habilidades em simulações de combates e na equitação.

26 março 2013

5

Dia do amigo virtual - 26 de Março

Costumo dizer que:
"Fica sempre um pouco do perfume nas mãos
que oferecem flores."

Tenho certeza que as tuas mãos
As minhas mãos, caminham sempre juntas
Impreterivelmente perfumadas!

A amizade é para mim, o mais importante
Dos sentimentos, por isso, de todos
É o que mais prezo!

E em você... Como num espelho, vejo 
O refletir da nossa alegria por tanto
Que amigos... Somos!
{Paulo Coelho}

Escreveu Mario Quintana:
"A amizade é um amor que nunca morre."
É impressionante como conseguir ter aigos, que nos parecem mais que irmãos!
Existe aqueles, que só contamos nossos "podre"
Aqueles que queremos divisir tudo que temos.
Aqueles que se possível, tirariamos a nossa propria roupa paraeles vestirem.
Existem outros tão diferentes de nós que jamais pensariamos em aceit-a-los.
Aqueles que são os caçulinhas e cuidamos com muito jeito e carinho!
Muitas são as faces da amizade!
A úmica coisa certa, é que não saberíamos viver sem eles!!
{S.O}

Ofereço de coração, esta homenagem a todos os amigos que fiz através da internet.
Amigos de todas as raças, de todas ideologias, amigos de todos os lugares e foi justamente nesta diversidade de ideias, que pude com todos, usufruir mais da minha própria vida.
MUITO OBRIGADA A TODOS!

Se você é meu amigo virtual ou pretende ser um dia, leve este selinho para seu blog:


15 março 2013

17

REDE ENCONTRE ARTESÃS - CADASTRO LIBERADO

OLÁ MENINAS?
JÁ ESTA LIBERADO A CADASTRO PARA AS ARTESÃS DIVULGAREM SEUS PRODUTOS, 
É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE, VOCÊ PODE SE CADASTRAR E ANUNCIAR SUAS PEÇAS POR 60 DIAS GRÁTIS E DEPOIS SERÁ COBRADA UMA PEQUENA TAXA PARA QUEM QUISER CONTINUAR. E O CLIENTE NEGOCIA DIRETO COM A ARTESà
É UM SITE DE DIVULGAÇÃO ELES NÃO FAZEM VENDAS DIRETAS. 
VALE MUITO APENA...EU JÁ FIZ O MEU, AGORA É COM VCS!!!!MIL BJS!!!!

14 março 2013

2

14 de Março dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais no Brasil se comemora nesta quinta-feira (dia 14), apesar de alguns sites também divulgarem a data como sendo em 4 de outubro. A questão é que os animais são muito fofinhos, adoram um carinho e esperam um dono bem legal para cuidar deles. O que não se espera, na verdade, é que esses bichinhos virem atrações de novela, como muito tem acontecido nas tramas.



Dia dos Animais, 14 de março, é uma data comemorativa reservada para os bichinhos.

É ótima época para repensarmos em nossas atitudes sobre o meio ambiente e preservação da natureza, uma vez que os animais selvagens dependem de seu bom andamento para sobreviverem.

Boa parte dos defensores dos animais adotada uma dieta vegetariana ou vegana e assume a luta pela redução do consumo de carne no Planeta. A preservação do meio-ambiente e do habitat natural em que vivem também é uma das causas que mais possuem adeptos, assim como a defesa da vida dos bichinhos.

Também não podemos esquecer dos nossos mascotes de estimação, que enchem nossas vidas de alegria e descontração! Afinal, quem não gosta de chegar do colégio ou trabalho e se deparar com pulos de alegria, lambidas e muito carinho?

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade".
Leonardo da Vinci


Os objetivos desta celebração do Dia do Animal são: sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das pessoas e celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.


Sugiro alguns sites de instituições que têm animais para adotar, organizam feiras, 
além de ajudarem na busca de cãezinhos/ gatinhos perdidos.




Maltratar animais é crime: Lei Federal de 12/2/1998. Considera-se maus tratos bater, deixar preso o dia inteiro, não tratar de animal doente, submetê-lo a trabalho forçado (prática comum em carroças), abandonar, não fornecer abrigo, água e comida. Fique atento, cão latindo o dia inteiro, exceto com raras exceções, é negligência do dono.



12 março 2013

7

Dia do Bibliotecário




O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído no dia 12 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional.

Origem do Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, porque era a data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Manuel Tigre Transferido trabalhou durante muitos anos na  Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou e depois tornou-se Diretor, mesmo depois de aposentado.
Manuel Bastos Tigre, nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Bibliotecário
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Quem é o bibliotecário?

É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: "o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos".
Declaração interessante. Retrata o sentimento de muitos amantes da leitura, que costumam ser extremamente zelosos com seus livros, chegando mesmo a sentir ciúmes de visitantes inoportunos ou de olhares mais curiosos sobre suas estantes.
Cada exemplar de uma obra é único. O livro que descansa na prateleira da nossa casa nunca será o mesmo que repousa em outro lugar, porque o exemplar da nossa casa habita também o nosso espírito. Representa ainda nossas releituras de discussões nervosas e hesitantes.
O bibliotecário, por sua vez, é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores. É ele que coabita com todos os autores, com todas as suas obras e com as expectativas e anseios de todos os leitores.

O Ofício

O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.
Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.
Bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e o com o próprio conhecimento em si.
Porque o saber técnico, ligado ao ofício propriamente dito - catalogação, arquivamento, etc. - poderá ser assimilado por qualquer pessoa que se dedique ao estudo da biblioteconomia.
Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.
Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final.
Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação.

Veja abaixo as universidades que oferecem o curso de biblioteconomia no Brasil:

no Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; no Pará, Universidade Federal do Pará; na Bahia, Universidade Federal da Bahia; no Ceará, Universidade Federal do Ceará; no Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; em Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; no Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; em Brasília, Universidade de Brasília; em Goiás, Universidade Federal de Goiás; em Mato Grosso, Faculdades Integradas Cândido Rondon e Universidade Federal de Mato Grosso; em Minas Gerais, Fundação Educacional Comunitária Formiguense, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio Verde; em São Paulo, Associação de Ensino de Botucatu, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila de Santo André, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo; no Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Santa Úrsula, Universidade do Rio de Janeiro; no Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo; no Paraná, Universidade Estadual de Londrina; em Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; no Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.



         


09 março 2013

8

BC – Esmalte e 3 Ótimas Idéias para Decoração de Interiores

A BC da Fernanda Reali essa semana fala de DECORAÇÃO e como já é de praxe, sempre trago informação para dentro da minha blogagem.

Escolhi trazer algumas dicas bacanas:

Decoração de interiores não precisa ser um processo caro ou complicado como algumas pessoas costumam pensar. Digamos que existem diversas dicas e maneiras que farão você conseguir uma casa bonita e mais organizada. Primeiramente, tudo que você precisa fazer é criar um orçamento e uma lista de prioridades. Abaixo estão algumas dicas e ideias para decoração de ambientes:

Paredes

Decorar as paredes de um quarto pode ser uma grande ideia e transformará todo o seu design interior. Não importa se você deseja substituir, seja colocando ou trocando o papel de parede ou pintando as paredes, a decoração da casa ficará com novos ares. A decoração de interiores terá uma mudança notável e muito provavelmente você vai gostar disto.

Adicionar uma nova textura e cor às paredes pode mudar a sensação de toda a sala, trazendo mais ousadia, especialmente quando pintada em azul ou verde mediterrâneo. Você também pode usar verde-limão ou vermelho melancólico para sua decoração.

Decoração com cores azuis

Outra forma ousada e divertida de mudar a decoração de casa é pintando quadros de janelas ou teto. Isso tende a criar um contraste fascinante entre paredes com o ambiente. Acabamentos de parede genuínos estão na moda hoje, em especial antiguidades e marmoreio, e que quando são alterados criam um design fabuloso para sua casa.

Quadros e esquadrias coloridas

Mobiliário

Mobiliar a sala pode sair caro. No entanto, você pode reduzir os custos da decoração simplesmente re-editando peças atuais como armários e aparadores. Pintar ou patinar alguns móveis antigos pode ser uma saída, mas cuidado com a perda da originalidade do móvel.

Pintar móveis antigos pode ser uma saída para mudar sua decoração.

Você também pode reorganizar o seu mobiliário para dar um propósito totalmente novo e uma solução rápida para a decoração de interiores. Crie áreas de conversação movendo seus móveis longe das paredes. Coloque algumas almofadas no chão em torno da lareira ou em uma poltrona. Isso torna a decoração mais atraente e divertida.

Acessórios

O uso de acessórios na decoração de quartos tem um impacto enorme, especialmente quando bem exibidos. Você pode alcançar a harmonia na decoração da sua casa agrupando material, design, cor e tema diferentes. Por exemplo, poltrona diferente para leitura, uma luminária extravagante, objetos divertidos em uma prateleira também podem cria um visual interessante.

A decoração de sua casa pode também ter um toque pessoal. Você pode usar as imagens da família na decoração da sala, enquadrar algumas peças que não combinam em quadros de galeria e pendurar na parede. Isso tende a criar versatilidade na sua decoração inspirada no tema de casa. Use tecidos interessantes em fronhas e copos antigos para criar vasos de flores. Use a sua imaginação e divirta-se!

Prateleiras com objetos pessoais pode ser uma boa opção.

Fonte: http://www.tracciato.com.br/

Durante essa blogagem lembrei-me da última mudança de visual da nossa sala de estar. No final de 2012, dando uma geral na casa, eu e marido colacamos a mão na massa e pintamos as paredes. Minha unhas estavam curtas e menos quadradas e fiquei toda lambuzada de tinta. Nos divertimos muito rindo um do outro e de como havia mais tinta no chão do que na parede.

Usei o Obsessão da Risqué que depois precisei retocar com o Make up da Tejar. Claro, não tenho mais os esmaltes mas apliquei sobre a foto, os vidros para que possam ter uma noção de como ficaram minhas unhas de fim de ano.esmalteroxoEntão gostou desta Blogagem? As dicas foram úteis para vocês?

Me deixa um recadinho, com carinho!

Venha conhecer um pouco mais sobre decoração visitando o site da Fernanda Reali.


Fernanda Reali

08 março 2013

8

3ª BC - “Dia Internacional da Mulher” – 08/03

Escolhi Maria Montessori para homenagear no dia Internacional da Mulher:

Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs suas idéias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma. Depois dessa, foram fundadas outras em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.
Esta mulher tem uma das mais belas biografias que já li. Profunda idealizadora da inclusão educacional, desenvolveu métodos que até hoje são aplicados com êxito no âmbito educacional. tive o prazer de poder aplicar seus princípios em minhas salas de aula e acreditem de fato é funcional.
O Método Montessoriano  visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante.


metodo montessori
Centrada numa postura psicológica sensorial, a base de seu trabalho se dava através de estímulos externos, determinados e orientados para cada objetivo a ser desenvolvido, da forma seguinte:
1 - Educação básica ou de peso - era feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas.

2 - Educação estereognóstica - reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.
3 - Educação do olfato e do paladar - exercícios muito simples: são apresentadas varias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.
4 - Educação táctil e térmica - consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheios de água em temperaturas diferentes.
5 - Educação da vista - tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.

6 - Educação do ouvido - realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.

7 - Lição do silêncio - em que as crianças são levadas a observar ruídos - desde o voar de uma abelha até o barulho percebido num parque.
Tais exercícios têm como objetivo fazer com que a criança ganhe concentração e disciplina.
Todos os exercícios motivadores são praticados com material aconselhável para educação dos sentidos.
Alguns desses materiais são auto-didáticos, isto é, possibilitam à criança, ao trabalhar com eles, observar seus próprios erros .
É aqui encerro minha participação  na Blogagem coletiva do Grupo

Participe você também:









07 março 2013

1

07 de Março – Dia do Fuzileiro Naval

images (2)

Os Fuzileiros Navais são uma força integrante da Marinha do Brasil, responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.

1211516558_f

Mesmo um país pacífico como o Brasil precisa de uma tropa capaz de agir com rapidez diante de qualquer emergência. Principalmente se pensarmos na extensão de nosso litoral e nas nossas grandes redes hidrográficas. Aí entra a competência dos Fuzileiros Navais.

dia-do-fuzileiro-naval-2

As primeiras tropas do mar vieram para o Brasil em 1808, junto com a Família Real Portuguesa. Receberam vários nomes até que fosse mantida, a partir de 1932, a denominação de Corpo de Fuzileiros Navais.

fuzileiro naval 2013-inscrições

Ao longo da história, a participação de soldados-marinheiros pontuou vários episódios, como as batalhas pela Independência da República, as campanhas do Prata e na Segunda Guerra Mundial.
Em 1965, junto com o nosso exército, compondo o FAIBRAS, conseguiram de forma heróica, pacificar a República Dominicana que estava envolto em guerra civil.

images (1)

Nos conflitos mais recentes, os Fuzileiros Navais foram designados como Observadores Militares das Organizações das Nações Unidas (ONU) em El Salvador, Moçambique, Honduras, Bósnia, Ruanda, Peru e Equador. Participaram também da Força de Paz em Angola.

Ser Fuzileiro Naval requer resistência física. São realizados muitos treinamentos rigorosos e o desempenho nas atividades conta como ponto para a ascensão na carreira.

A conduta dos oficiais e dos praças também é observada para critérios de promoção e de participação em cursos e especializações, por exemplo. Isto exige dos Fuzileiros um bom histórico profissional e moral.

Lema: “Ad sumus”. Esta expressão latina significa muito mais do que seu sentido literal, “estamos presentes”. A mensagem é estar sempre a postos, preparados para defender a segurança, o patrimônio e a integridade da Nação.

Para se tornar um Fuzileiro Naval, pode-se optar pela carreira oficial ou de praça. Entrar no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais requer um concurso com exames de saúde, suficiência física e escolaridade, que inclui conteúdos até a 8ª série, além de testes psicológicos e outras exigências.

images (4)

Já os Oficiais Fuzileiros Navais compreendem três quadros: Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais (FN), Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN) e Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais(A-FN).

Fazem parte do quadro Oficial os Fuzileiros Navais que vêm da Escola Naval e passam em concurso público. O quadro Complementar é composto por Oficiais com nível universitário. O quadro Auxiliar pode ser preenchido por Oficiais do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais, que são transferidos através de concurso interno.

A Marinha já inspirou e faz parte de numerosas canções populares brasileiras. Desde Lamartine Babo, com “O Teu Cabelo Não Nega”, ou Braguinha, com “Tem Marujo no Samba”, até a “Mulata Fuzileira”, de Hervê Cordovil e Paulo Netto, as marchinhas de carnaval lembraram com alegria os Fuzileiros Navais.

Até mesmo uma escola de samba do Rio de Janeiro resolveu homenageá-los. Foi a Acadêmicos do Salgueiro, em 1958, com o samba-enredo "Exaltação aos Fuzileiros Navais".

images (3)

Fonte: www.velhosamigos.com.br

Template Coisas Simples Encantam - Todos os direitos reservados |Instalação Sol Oliveira | No ar, desde de 31/07/2009. Tecnologia do Blogger.